Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV/SP

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Novo seguro para agentes de viagens é visto como um marco para o turismo

Os setores de seguros e de agências de viagens pretendem, juntos, aliviar um peso das costas dos cada vez mais numerosos turistas do país: o risco de ter suas férias prejudicadas por uma prestação de serviço inadequada.

Um acordo que reúne a ACE Seguradora, a corretora Interface e a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-SP) está oferecendo às agências de turismo de todo o Brasil a possibilidade de cobrir sua operação com um seguro que dá ao turista a garantia de indenizações em várias situações. Na prática, a proteção é dirigida ao agente de viagens, que recebe o valor do seguro, caso seja condenado pela justiça a ressarcir o seu cliente, em razão de algo que não saiu como o planejado.

Trata-se de um seguro de responsabilidade civil, que cobre as despesas das agências com essas possíveis demandas relacionadas com clientes que enfrentaram problemas em suas viagens. Caso aconteça imprevistos com um cliente de uma agência segurada e essa seja responsabilizada civilmente, o ônus é absorvido pela apólice.

O produto, desenhado pela ACE e Interface, está sendo distribuído por meio da ABAV-SP, para agentes de viagens de todo o país. “Ele oferece cobertura para danos materiais, corporais e morais ligados aos serviços contratados no pacote comprado pelo turista”, explica Roberto Uhl, executivo da ACE responsável pela área de Linhas Financeiras. Ele chama a atenção para o fato de que o setor de turismo pode ser vulnerável a ações judiciais em diversos cenários.

Responsabilidade solidária

Segundo Mário Gasparini, diretor da Interface, a agência de viagens pode responder solidariamente por danos causados por outras empresas que prestam serviços incluídos no pacote vendido. “Por exemplo, o turista que se sente prejudicado pelo hotel em que ficou hospedado pode processar não somente o hotel, mas também a agência em que comprou o pacote que inclui a hospedagem”, diz.

"Este é um setor em que o usuário tem altas expectativas em relação ao serviço prestado. As pessoas costumam esperar um serviço perfeito, especialmente em casos mais sensíveis, como uma viagem de lua-de-mel", exemplifica, ressaltando que há "farta jurisprudência" corroborando esses riscos.

Aumento da exposição

O crescimento do turismo no Brasil também tem ajudado a aumentar a exposição do setor aos riscos cobertos pelo produto da ACE, que incluem, entre outros itens, serviços de hotelaria, acidentes e danos transcorridos durante viagens de turismo que possam ser de responsabilidade das empresas envolvidas no pacote.

A ABAV, criada em 1953, tem bastante tradição no setor e está presente em todo o Brasil. Através dessa rede de distribuição, "a agência de turismo poderá se proteger com um mecanismo efetivo de reparação de danos a clientes, com eficiência e proteção do patrimônio", diz Uhl. Ao mesmo tempo, "o turista receberá sua indenização de forma mais rápida e com garantia de uma instituição sólida como a ACE", acrescenta.

11 mil agências de viagens que movimentam R$ 50 bilhões por ano

As agências filiadas à ABAV-SP terão condições especiais de acesso ao seguro da ACE. Edmar Bull, presidente da entidade, informa, citando dados do Ministério do Turismo, que há hoje 11 mil agências de viagens no país, um grupo que movimenta, pelas estimativas da associação, R$ 50 bilhões por ano. Bull espera que a parceria com a ACE e a Interface acabe revelando quais os tipos de sinistros mais comuns na indústria, “mas é correto supor que a maioria deve estar relacionada às viagens aéreas, em razão do volume das passagens emitidas”, diz ele.

Com a cobertura desse seguro, “o agente de viagens será beneficiado com os serviços que a apólice trará para seus clientes”, considera. “Na prática, modernamente posicionados como consultores de viagens, todos os agentes segurados agregarão mais credibilidade às suas atividades, enquanto os turistas poderão contar com serviços profissionais”, finaliza.

Edmar Bull classifica a parceria ACE-Interface-Abav como um marco para o setor de turismo. “O produto contribui com a valorização profissional do setor como um todo”, afirma.

Sobre a ACE

A ACE, uma das maiores seguradoras do mundo, está presente em 50 países e exibe faturamento anual de US$ 17,7 bilhões. No Brasil, a empresa conta com mais de 4,5 milhões de clientes e foi considerada a melhor seguradora do mercado pela Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) já no seu terceiro ano de atuação no país, em 2002. Entre 2000 e 2007, a companhia exibiu uma performance de faturamento que saltou de R$ 60 milhões para R$ 628 milhões. Este desempenho se deve a uma política administrativa muito responsável, que obteve para a empresa, entre outras conquistas, o posto de melhor sinistralidade do mercado nos últimos três anos, conforme levantamento da Fundação Getúlio Vargas.

Sobre a ABAV-SP

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo, ABAV-SP, entidade empresarial sem fins lucrativos, é a legítima defensora dos direitos dos agentes de viagens paulistas. Exerce o papel de porta-voz das reivindicações da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. É presidida pelo empresário Edmar Bull e está sediada à Av. São Luis, 165 – 1º andar, São Paulo (www.abavsp.com.br). Na defesa dos interesses dos associados, muitas vezes em conjunto com entidades representativas de outros segmentos do "trade", a ABAV-SP conta com o reconhecimento dos agentes de viagens paulistas e de todo o país. Angariou e consolidou, ao longo dos anos, o respeito das entidades públicas e privadas ligadas ao turismo no Brasil e no exterior. Reúne, na atualidade, 593 associados, sendo 480 na capital e 113 no interior do estado.

Sobre a Interface

A Interface é uma consultoria em seguros especializada no desenvolvimento de produtos e na administração de canais de venda por afinidade. Com uma estrutura ágil e altamente capacitada provê atendimento de qualidade para milhares de segurados em todo o território nacional. Com 20 anos de experiência dos quais 10 focados no segmento de afinidade, a Interface matém em seu portfólio gigantes como Siemens e Telefônica. No segmento de Turismo, atende a ABAV-SP, Agaxtur e Travel Ace. Em 2007 emitiu aproximadamente R$ 15 milhões em prêmios de seguro.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br